sexta-feira, 4 de março de 2011

Jean Piaget Explica: Teoria Cognitiva.

Fases Do Desenvolvimento Cognitivo Humano.
A Teoria Cognitiva foi criada pelo suíço Jean Piaget para explicar o desenvolvimento cognitivo humano. De acordo com esta teoria, o desenvolvimento cognitivo humano é dividido em 4 estágios: 
1° Sensório Motor, 2° Pré- Operacional, 3° Operatório Concreto e 4° Operatório Formal.


1° Sensório Motor:

Bebê encantador. Autor: Desconhecido.
No estágio Sensório Motor, que dura do nascimento até aproximadamente o segundo ano de vida, a criança busca adquirir controle motor e aprender sobre os objetos que a rodeiam. Esse estágio é chamado sensório motor, pois o bebê adquire o conhecimento por meio de suas próprias ações que são controladas por informações sensoriais imediatas.

O estágio subdivide-se em até 6 subestágios nos quais o bebê apresenta desde reflexos até uma capacidade representacional do uso de símbolos.

As principais características observáveis durante essa fase, que vai até os dois anos de idade da criança são:
  • a exploração manual e visual do ambiente;
  • a experiência obtida com ações, a imitação;
  • a inteligência prática (através de ações);
  • ações como agarrar, sugar, atirar bater e chutar;
  • a coordenação das ações proporcionam o surgimento do pensamento;
  • a centralização no próprio corpo;
  • a noção de permanência do objeto.
Podemos citar que no Período Sensório Motor a criança conquista, através da percepção e dos movimentos, todo o universo que a cerca. Ela assimila que: se puxar a toalha da mesa, o pote de bolacha ficará mais próximo dela (conduta do suporte).


2° Pré Operacional:

Bebê Encantador. Autor: Cinthia Miranda.
O segundo estágio de desenvolvimento considerado por Piaget é o estágio Pré Operacional, que coincide com a fase pré-escolar e vai dos dois anos de idade até os sete anos em média.

Nesse período, as características observáveis mais importantes são:
  • inteligência simbólica;
  • o pensamento egocênctrico, intuitivo e mágico;
  • a centralização (apenas um aspecto de determinada situação é considerado);
  • a confusão entre aparência e realidade;
  • ausência da noção de reversibilidade;
  • o raciocínio transdutivo (aplicação de uma mesma explicação a situações parecidas);
  • a característica do animismo (vida a seres inanimados). 
Os cinco aspectos mais importantes do pensamento neste estágio são:  

Egocentrismo: são incapazes de compreender as coisas de outro ponto de vista que são seja o seu. Tem a tendência de tomar o seu ponto de vista como o único, sem compreender o dos demais por estar centrados em suas ações.  

Dificuldades de transformação: são incapazes de comprender os processos que implicam em mudança. Seu pensamento é estático, estão sempre no momento presente, não considerando os anteriores, nem antecipando o futuro.  

Reversibilidade: são incapazes de compreender um processo inverso ao observado. Seu pensamento é irreversível.  

Centralização: incapacidade para se centrar em mais de um aspecto da situação. São incapazes de globalizar.  

Não conservação: não são capazes de compreender que a quantidade pode permanecer embora mude seu aspecto ou aparência. No exemplo da figura em massa de modelar, não entenderiam que a quantidade seria a mesma com qualquer formato que assumisse.

Neste estágio os padrões de pensamento sensório-motor variam para um incremento da capacidade de usar símbolos e imagens dos objetos do meio ambiente.

A criança desenvolve, ainda, a linguagem, as imagens mentais e jogos simbólicos, assim como muitas habilidades preceituais e motoras. Apesar disso, o pensamento e a linguagem estão reduzidos, no geral, ao momento presente e a acontecimentos concretos.

Desenvolve atividade de comunicação de tipo informativo e também de controle da conduta dos outros, isto é pede, pergunta, dá ordens..., para provocar as condutas que deseja em outros.

Seu raciocínio é intuitivo, está ligado às suas próprias percepções e às aparências das situações.
Inteligência simbólica ou intuitiva.

(Segue do Próximo Post)














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